• Home > A UCDB Virtual

A UCDB Virtual

A UCDB – Universidade Católica Dom Bosco é mantida pela Missão Salesiana de Mato Grosso, entidade católica considerada uma das maiores Organizações Não-Governamentais na área de educação e de promoção social.

Em novembro de 1961, a Missão Salesiana instituiu o primeiro Centro de Educação Superior do então Estado de Mato Grosso, a Faculdade “Dom Aquino de Filosofia Ciências e Letras”, com os cursos de Pedagogia e Letras, voltados para a formação de educadores.

Com o sonho de implantar uma universidade, em 1975 surgem as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso – FUCMAT e o trabalho realizado foi legitimado em 1993, ano em que recebeu do Ministério da Educação o credenciamento para atuar como UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO.

Em 1998, a UCDB cria o Grupo de Educação a Distância, com uma equipe multidisciplinar que iniciou os estudos da utilização de novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, surgindo assim a UCDB Virtual.

Atualmente, com mais de 10 anos de experiência na oferta de cursos à distância, a UCDB Virtual proporciona aos seus alunos um aprendizado interativo e cooperativo, promovendo a autonomia acadêmica de forma responsável e criativa.

Missão
Promover, por meio de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, a formação integral, fundamentada nos princípios éticos, cristãos e salesianos, de pessoas comprometidas com a justiça social para que contribuam no desenvolvimento sustentável.

Visão
Ser reconhecida em âmbito nacional pela qualidade na educação e na produção de conhecimentos e de tecnologias a serviço das pessoas e da sociedade.



A UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco cumpre com maestria sua missão na educação, que é a de formar profissionais comprometidos com a justiça social para que contribuam no desenvolvimento sustentável.

Em sua visão, tem o objetivo de ser destaque nacional e internacional por seu empreendedorismo na educação a serviço das pessoas e da sociedade.

História
A Missão Salesiana de Mato Grosso – MSMT, presente na cidade de Campo Grande desde o ano de 1925, desenvolvendo, além de tantas outras, também atividades na educação formal, respondendo aos desejos da sociedade pela educação superior, instituiu, no ano de 1961, o primeiro Centro de Educação Superior do então Estado de Mato Grosso, a Faculdade Dom Aquino de Filosofia Ciências e Letras (FADAFI), com os cursos de Pedagogia e Letras, voltados para a formação de educadores. As atividades começaram no início do ano de 1962.

A necessidade da criação de outras faculdades veio em seguida e, em 1965, foi criada a Faculdade Direito (FADIR). Sucessivamente vieram a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis de Administração (FACECA), em 1970, e a Faculdade de Serviço Social (FASSO), em 1972.

Na FADAFI vários cursos foram sendo criados, como, História, Geografia, Ciências (Biologia e Matemática), Filosofia, Psicologia, e Graduação de Professores, constituindo uma instituição de educação superior bem consolidada. Com vistas a uma futura Universidade, a MSMT solicitou ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), a integração das Faculdades, apresentando um Regimento unificado. Surgiram, assim, as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT) pelo Parecer nº 1.907/76, aprovado pelo Conselho Federal de Educação, na Sessão Plenária de 6 de junho de 1965. O primeiro Diretor Geral da FUCMT oficialmente foi o Pe. José Scampini.

O propósito dos Salesianos em se fazerem presentes em meio à juventude mato-grossense (na época) e brasileira, convivendo com a riqueza sociocultural, política e religiosa, à luz das orientações da Igreja Católica e da doutrina do educador Dom Bosco, para contribuir no desenvolvimento pleno do homem, foi um dos motivos expostos na Carta-Consulta, elaborada pela Coordenadoria de Planejamento, Avaliação, Pesquisa e Extensão (COPAPE), da FUCMT, no período de 1986 a 1989, e protocolada no dia 20 de dezembro de 1989 no Conselho Federal de Educação, requerendo a transformação em universidade, pela via do reconhecimento, das então Faculdades Unidas Católicas, com a denominação de Universidade Católica Dom Bosco.

A referida Carta-Consulta foi aprovada pelo Parecer nº 000113, em 21 de fevereiro de 1991, quando iniciou a “Fase de Acompanhamento da Instituição” pelo Ministério da Educação e Cultura, para comprovação de seu amadurecimento acadêmico-administrativo. Assim, no dia 27 de outubro de 1993, pela Portaria nº 1.547, do Ministério da Educação e Cultura, as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT) transformaram-se na atual Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Saiba mais sobre a UCDB no site www.ucdb.br



Infraestrutura

A UCDB tem um espaço de 88.000 m² construído e mais de 39 hectares de área total. São quatro blocos de salas de aula, três estacionamentos, rádio FM UCDB, LABCOM (laboratório de comunicação), biblioteca, biotério, creche, laboratórios de saúde, ginásio, campo de futebol, academia, clínicas escola, NUPRAJUR (Núcleo de assistência jurídica), hospital veterinário, fazenda escola, além de muitos outros espaços pensados para o bem estar e desenvolvimento dos nossos alunos.

Além de toda a estrutura do campus da universidade, a UCDB Virtual disponibiliza diversos recursos de tecnologia e informação visando sempre às melhores condições para o aprendizado de seus acadêmicos.

Veja algumas ferramentas de comunicação utilizadas:


Estúdio de gravação de vídeo-aulas
Para complementar o aprendizado, são gravadas vídeo-aulas em ambientes personalizados, virtuais ou não, para a educação a distância.


Transmissão de eventos online
Eventos são transmitidos em tempo real. Um exemplo são as cerimônias de colação de grau, possibilitando que os acadêmicos de outros polos acompanhem ao vivo a celebração e participem de modo simbólico.


Sala de Videoconferência
Pesquisas, reuniões e encontros nacionais e internacionais são realizados por meio de web conferências.


Salas de bancas on-line
Salas apropriadas para apresentação de trabalhos aos professores da banca, através de videoconferência.


AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ambiente interativo que disponibiliza conteúdos como: videoaulas, audioaulas, material didático, atividades pontuadas e textos complementares. Os alunos interagem com os professores e tutores através de fóruns e chats.


SIIA – Sistema Integrado de Informações Acadêmicas
A UCDB possui sistema de gestão on-line, por meio da qual o aluno realiza todas as suas operações administrativas via Internet, incluindo matrícula, pedidos de documentação, solicitação de material didático, acesso ao histórico de notas e outras solicitações.


Polos
Os polos presenciais funcionam como unidade de apoio aos alunos, sendo uma extensão da universidade. Nos polos são aplicadas as avaliações, com o serviço dos Animadores de Polo.


Biblioteca Virtual e Física
O aluno tem acesso a bibliotecas digitais, incluindo a Biblioteca Digital RICESU – Rede de Instituições Católicas de Educação Superior e Base de Revista EBSCO, e a biblioteca física da UCDB – Biblioteca Pe. Félix Zavattaro. Além disso, há convênios com diversos Conselhos Regionais de Contabilidade (DF, PE, GO, PA, PI, MS, MG, BA e MA) e com todas as Instituições que pertencem à RICESU (CEUCLAR, UNILASALLE, PUC-Campinas, PUC-MG, PUC-SP, PUC-Paraná, PUC-RS, UCB, UCG, UCPEL, UNISANTOS e UNISINOS), para acesso às suas bibliotecas físicas.


UCDB
A estrutura física geral da Universidade Católica Dom Bosco também está à disposição dos alunos virtuais.



Legislação

Decretos Ministeriais
Decreto Nº. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB).

Decreto N.º 5.773, de 09 de maio de 2006, dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.

Decreto N.º 6.303, de 12 de dezembro de 2007, altera dispositivos dos Decretos nos 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.

Portarias Ministeriais
Portaria nº 1, de 10 de janeiro de 2007.
Portaria nº 2 (revogada), de 10 de janeiro de 2007.
Portaria nº 40, de 13 de dezembro de 2007.
Destaque importante: “Art. 63. Os cursos cujos pedidos de reconhecimento tenham sido protocolados dentro do prazo e não tenham sido decididos até a data de conclusão da primeira turma consideram-se reconhecidos, exclusivamente para fins de expedição e registro de diplomas.
Parágrafo único. A instituição poderá se utilizar da prerrogativa prevista no caput enquanto não for proferida a decisão definitiva no processo de reconhecimento, tendo como referencial a avaliação”.

Portaria nº 10, de 02 julho de 2009

Resoluções Ministeriais
Resolução n.1, de 8 de Julho de 2007
Normatiza os cursos de pós-graduação Lato Sensu – Especialização

Fonte: Ministério da Educação

Específicas da UCDB
Portaria Ministerial N. 550, de 25 de Fevereiro de 2005
Credenciamento Pleno para oferta de graduação e pós-graduação Lato sensu

Fonte: Ministério da Educação



Metodologia

A proposta pedagógica da UCDB Virtual é fundamentada no estímulo ao aprendizado interativo, cooperativo e na autoaprendizagem, utilizando para isso uma combinação de mídias, priorizando a Internet e promovendo a autonomia acadêmica de forma responsável, criativa e com avaliações presenciais.

O material didático é disponibilizado à Comunidade Virtual de Aprendizagem em versão impressa e on-line, incluindo os materiais multimídias, com o objetivo de apresentar o conteúdo de maneira mais explicativa e atrativa. Esse tipo de material permite que o aluno possa estudar e assistir às videoaulas de acordo com sua disponibilidade de tempo.



Equipe



Reitor
Pe. Ricardo Carlos

Pró-Reitoria de Graduação
Profª. Drª. Rúbia Renata Marques

Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários
Profª. Drª. Luciane Pinho de Almeida

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Profª. Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho

Pró-Reitor de Administração
Ir. Herivelton Breitenbach

Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional
Ir. Gillianno Jose Mazzetto de Castro

Pró-Reitor de Pastoral
Pe. João Vitor Aparecido Ortiz

Diretor de Educação a Distância
Prof. Dr. Jeferson Pistori

Coordenação Pedagógica
Profª. Ma. Blanca Martín Salvago
Profª. Ma. Maria Luiza Arruda Almeida Serra
Thais Quintino Ferreira Martins

Coordenação dos Cursos de Graduação
Profª Dra Ana Paula Gaspar Melim
Profª. Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Profª. Dra. Lucélia da Costa Nogueira Tashima
Profª. Dra. Maria Aparecida Canale Balduíno
Profª. Ma. Neli Porto Soares Betoni Escobar Naban
Prof. Me. Roberto Figueiredo
Prof. Me. Victor Hugo de Oliveira Marques
Prof. Me. Wilson Cardoso de Sá

Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação
Profª. Ma. Ana Karina Vieira da Silva
Profª. Ma. Blanca Martin Salvago
Prof. Me. Brasdorico Merqueades dos Santos
Prof. Me. Carlos Alberto Eloy Tavares
Prof. Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho
Profª. Me. Elaine Cler Alexandre
Profª. Ma. Eloir Trindade Vasques Vieira
Prof.ª Ma. Eveli Freire de Vasconcelos
Prof. Me. Ivanir Casagranda
Prof. Dr. Jeferson Pistori
Prof. Me. Leandro Tortosa Siqueira
Profª. Ma. Lizandra Alvares Félix Barros
Profª. Esp. Maisa Helena Pimenta
Profª. Ma. Maria Aparecida Canale Balduino
Profª. Marla Ribeiro Arima Miranda
Profª. Ma. Maria Luiza de A. de A. Serra
Profª. Esp. Nayara da Silva Cesário Martins
Prof. Me. Renan da Cunha Soares Junior
Prof. Me. Ricardo Alexandre Martins Garcia
Profª. Ma. Rocheli Carnaval Cavalcanti
Profª. Ma. Salette Marinho de Sa
Profª. Ma. Tânia Maria Filiú de Souza

Coordenação dos Cursos de Extensão Virtual
Profª. Ma Maisa Helena Pimenta
Carolina Beder da Silva

Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância – GETED
Profª. Drª. Arlinda Cantero Dorsa
Profª. Ma. Blanca Martín Salvago
Prof. Dr. Jeferson Pistori
Profª Drª. Maria Cristina L. Paniago Lopes
Prof.ª Drª. Rosimeire Martins Regis dos Santos
Profª. Ma. Maria Luiza de A. de A. Serra

Auxiliar de Orientação Educacional
Esp. Abraão Rosa Bernardes
Esp. Ana Claudia de Micheli Farias
Me. Anderson Teixeira Benites
Esp. Antônio Carlos Ramos
Esp. Daniela Cristina da Silva
Esp. Denise Marcon Gazal
Ma. Eliana Cristina Fabreti
Me. Everaldo Miranda
Me. Fábio dos Santos
Esp. Genilson Silva de Albuquerque
Esp. Kênia Mara L. de Matos
Esp. Lucimara Ormonde da Mota
Esp. Michelle Dayane Moura
Esp. Monica Vargas da Rosa
Ma. Pricila Fatima de Souza
Esp. Priscila Barbosa Silveira
Me. Reni dos Santos Moraes
Ma. Ronilce Cavichioli de Santana

Equipe de Administração
Carolaine Lima Zanon
Debora da Silva Correa
Estefany Grazieli Saucedo Silva
Fabiana Marta de Souza Ajala Delmondes
Jackson Lima de Oliveira
Tamires Tavares Moniz Correa
Tiago Gomes de Oliveira

Equipe de Tecnologia e Design
Bárbara Ortega Asato
Bruno Gasparetto
João Victor Ramos Modesto de Albuquerque
Jober Cavalcante
Marcio Chimenes de Gois

Tutoria On-Line
Priscila Passos Brum (Supervisora)
Alexsandro Higa Barreto
André Silveira Insfran
Billi Jean Silveira
Cristiane Moretti de Souza
Danila da Silva Matos
Eliane Ferreira Bras
Erasmo Ajala Sabale
Laura Diniz Dias
Marcelo Galeano Flores
Moraima Aparecida A. Vilela de Melo

Comercial / Vendas
Paulo César da Silva Taveira (Supervisor)
André Luiz Kodjaoglanian Bacchi
Camila Mayumi Cardoso
Gabriela Rodrigues Vargas
Lucas Riedo Pires
Saulo Freitas de Oliveira

Calendário 2018

JANEIRO
11 a 17 – Período Oficial de Matrícula para 2018A
18 – Início do envio do material didático impresso aos alunos regularmente matriculados 2018A
31 – Início das disciplinas M1 (Módulo 1)

FEVEREIRO
12 a 14 – Carnaval (Feriado)

MARÇO
10 – último dia para matrícula em disciplinas M1 (Módulo 1)
27 – Último dia para solicitar alteração de polo – 1º Encontro Presencial
27 – Último dia para pedir 2º chamada de exame

ABRIL
07 – 1º Encontro Presencial – Provas das disciplinas Módulo 1* |Semestrais** (P1) e Prazo Final de envio das atividades virtuais do módulo
07 – 2ª Chamada de Exame Final 2017B PRIMEIRO SEMESTRE (2018A) MÓDULO 2
09 – Início das disciplinas M2 (2º Módulo)
20 – Lançamento das Médias das disciplinas M1 (Módulo 1)
21 de abril – Tiradentes (Feriado)
30 abril e 01 de maio – Dia do Trabalho (Feriado)

MAIO
30 abril e 01 de maio – Dia do Trabalho (Feriado)
10 – último dia para matrícula 2018ª
24 – Dia de Nossa Senhora Auxiliadora
26 a 30 de março – Semana Santa (Feriado)
29 – Reunião Ordinária do CONSU
29 – Último dia para solicitar alteração de polo – 2º Encontro Presencial
31 – Corpus Christi (Feriado)

JUNHO
09 – 2º Encontro Presencial – Provas das disciplinas Módulo 2* |Semestrais** (P2)
09 – Prazo Final de envio das atividades virtuais do módulo
18 – Lançamento das Médias das disciplinas M2 (Módulo 2)
19-21 – Recuperação das Atividades Virtuais do M1 e M2
20 – Último dia para solicitar alteração de polo – Segunda Chamada 2018A
22 – Lançamento das Médias Semestrais Finais do M1 e M2
30 – Encontro Presencial (Extra) – Segunda Chamada*** 2018A

JULHO
01 – Último dia para solicitar alteração de polo – Exame Final 2018A
02 – Início do envio do material didático impresso aos alunos regularmente matriculados 2018B
07 – Lançamento das notas da Segunda Chamada e Médias Finais de 2018A
13 – Feriado Municipal em Campo Grande – Festa do Padroeiro (Feriado)
11-16 – Período Oficial de Matrícula para 2018B
14 – Encontro Presencial (Extra) – Exame Final 2018A
18 – Início das disciplinas M1 e SE (1º Módulo e Semestral)
25 – Lançamento das notas do Exame Final 2018A

AGOSTO
10 – Último dia para matrícula em disciplinas M1 (Módulo 1)
16 – Nascimento de Dom Bosco
22 – Último dia para pedir 2º chamada de exame
22 – Último dia para solicitar alteração de polo – 1º Encontro Presencial

SETEMBRO
01 – 1º Encontro Presencial – Provas das disciplinas Módulo 1* |Semestrais** (P1) e Prazo Final de envio das atividades virtuais do módulo
01 – 2ª Chamada de Exame Final 2018A
03 – Início das disciplinas M2 (Módulo 2)
07 a 08 – Independência do Brasil (Feriado)
13 – Lançamento das Médias Semestrais das disciplinas M1 (Módulo 1)
28 – Reunião Ordinária do CONSU

OUTUBRO
08 a 13 – Divisão do Estado, Padroeira do Brasil e Dia do Professor (Feriado)
10 – Último dia para matrícula em 2017B
17 – Último dia para solicitar alteração de polo – 2º Encontro Presencial
27 – 25º Aniversário da UCDB
27 – 2º Encontro Presencial – Provas das disciplinas Módulo 2* Semestrais** (P2) e Prazo Final de envio das atividades virtuais do módulo

NOVEMBRO
02 e 03 – Finados
05 – Lançamento das Médias Semestrais das disciplinas M2 (Módulo 2)
07 – Último dia para solicitar alteração de polo – Segunda Chamada 2018B
06-08 – Recuperação das Atividades Virtuais do M1 e M2
09 – Lançamento das Médias Semestrais Finais do M1 e M2
15- Proclamação da República (Feriado)
17 – Encontro Presencial (Extra) – Segunda Chamada*** 2018B
26 – Lançamento das Médias Finais 2018B
27 – Dia Nacional da Educação a Distância
28 – Último dia para solicitar alteração de polo – Exame Final de 2018B

DEZEMBRO
01 – Encontro Presencial (Extra) – Exame Final 2018B
10 – Lançamento das notas do Exame 2018B

* Disciplinas oferecidas na forma modular (M1: 1º Módulo e M2: 2º Módulo)
** Disciplinas oferecidas ao longo do semestre (P1: 1ª Prova e P2: 2ª Prova)
*** Segunda Chamada da P1 e da P2: Para alunos que perderam alguma das provas ou não conseguiram média
Observação: – Este calendário poderá sofrer algumas alterações decorrentes de ajustes pedagógicos
– A Segunda Chamada de Exame de 2018B será realizada no período de 2019A






Chat online