Dia do contador – 22 de setembro

 

Há alguns anos, quebramos o paradigma de que Contadores são profissionais que somente se encontram fechados em escritórios contábeis e de que somente são responsáveis pelos cálculos de impostos, envolvidos com números e calculadoras.
Na atualidade, sabe-se que o profissional contábil tem uma responsabilidade maior. São analistas, profissionais que auxiliam na gestão empresarial, que gostam da área em que trabalham e sentem-se reconhecidos na profissão escolhida.
Nessas mudanças, observamos que o mercado também mudou. Pesquisas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC, 2018) apontam que atualmente as mulheres representam 40% da classe contábil brasileira, exatos 224.796 mil contadoras, enquanto que do sexo masculino tem-se 300.528 mil contadores. A expectativa é que, daqui a 10 anos, a representatividade chegue a 50% de cada gênero.
Em outra pesquisa realizada na Universidade Federal de Uberlândia (2017) sobre Satisfação dos professores de Contabilidade no Brasil, apontou-se um crescente número de professores adentrando a fase inicial dos cursos de contabilidade. Das 641 respostas validadas por docentes de várias regiões do país, os resultados evidenciaram que a satisfação predomina entre os docentes que ministram aulas nos cursos de ciências contábeis. A pesquisa demonstrou também que os professores e professoras gostam e se sentem satisfeitos com a profissão escolhida, inclusive que, quanto maior o tempo na profissão, maior o nível de satisfação.
Acompanhando a pesquisa, são vários os institutos que apontam o número de empregabilidade que o curso de ciências contábeis oferece, que apontam que o profissional da contabilidade, seja contador, contadora, controller, auxiliar contábil, docente, está entre as profissões mais bem remuneradas do país.
Nessa profissão do ramo das ciências sociais aplicadas, a ciência exata e a humana se encontram nas diversas habilidades e competências sugeridas a esse profissional, tais como em gestão de pessoas, item fundamental para esse novo profissional, com características de negociar conflitos, gerindo processos e pessoas. Dessa forma, características empreendedoras como busca de informação, necessidade de atualizações constantes, fazem com que a profissão contábil esteja entre as profissões que mais se destacam, podendo atuar em diversos setores empresariais, tais como: contabilidade fiscal, auditoria, perícia, gerencial, ambiental, entre tantas.
Se você se identifica com essa carreira, se tem vontade de aprender, se quer se destacar no mercado de trabalho, faça Ciências Contábeis na UCDB Virtual.

A professora indica:
Fonte 01
Fonte 02

Texto: Professora Dra. Eloir Trindade Vasques Vieira







Chat online