Universidade Católica Dom Bosco

Instituição Salesiana de Educação Superior

Serviço Social

A direção social da profissão ganha sentido na medida em que reconhecemos a existência das contradições da sociedade capitalista e, dentro desta, o espaço de relativa autonomia existente na intervenção do Assistente Social.

A construção de estratégias para que a intervenção de respostas qualificadas às demandas sociais pressupõe o conhecimento e domínio sobre a matéria de trabalho, a compreensão sobre o significado social da profissão e sobre a dimensão política da ação profissional.

Partindo do entendimento de que o fazer cotidiano é marcado e determinado, essencialmente, pela estrutura capitalista, assim como pela orientação teórico-metodológica e prática da profissão, impôs–se, como prioridade, a configuração de um ideário ético político ideológico expresso no Código de Ética do Assistente Social. Dessa forma, o processo formativo do profissional de Serviço Social é orientado por uma teoria social crítica, que permite compreender a produção e reprodução da vida social, dentro desse modelo de sociedade.

O curso prima pela competência teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, de modo que os profissionais ao compreenderem a realidade social, saibam realizar uma intervenção de forma propositiva, sem perder de vista o projeto ético-político da categoria, e sobretudo, o atendimento às demandas sociais.
Reafirma-se o caráter teórico-prático do Serviço Social como profissão e o seu compromisso preferencial com o projeto histórico dos segmentos excluídos. Esta posição é assumida sob uma ótica pluralista e em oposição à lógica capitalista, que reafirma a injustiça e a exclusão social. Esta perspectiva privilegia valores, como a democracia e os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e culturais como indissociáveis entre si e fundamentais no processo de construção de uma nova sociedade.

Considerando ainda, o caráter confessional e comunitário desta Instituição, vem-se afirmando o compromisso com os valores ético-humanistas, compatíveis com a educação salesiana.
A articulação entre as diferentes dimensões – ensino, pesquisa e extensão – somada à interlocução entre a formação acadêmica e o exercício profissional, por meio, prioritariamente do estágio supervisionado, pressupõe a busca da consolidação do processo formativo proposto.

Com base nessas considerações, o PPC expressa a compreensão de que o processo de formação deve estar em consonância com as demandas sociais oriundas das transformações societárias, ao tempo em que o exercício profissional deverá fortalecer a possibilidade de emancipação do homem e a construção de um novo projeto sócio-histórico.

Considerando os princípios da formação profissional, a direção social dada à categoria, a ABEPSS propôs como perfil da categoria profissional:

Profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Profissional dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.
Profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.

Curso autorizado pela Portaria CONSU/UCDB 03/2016/B
Diplomas reconhecidos pelo Art. 63 da Portaria MEC 40/2007

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O curso de Serviço Social de graduação a distância da UCDB Virtual tem a duração de 4 anos, distribuídos ao longo de semestres letivos. Cada semestre é constituído de dois módulos, nos quais se distribuem as disciplinas (conjunto de conteúdos) a fim de facilitar os estudos e o processo de aprendizagem.

Sugerimos que o aluno dedique pelo menos duas horas semanais de estudo a cada disciplina de dois créditos e quatro horas semanais para disciplinas de quatro ou seis créditos. O ambiente virtual de aprendizagem estará a disposição 24 horas por dia para estudar.

Para visualizar as disciplinas do curso Clique Aqui

Nossos professores são profissionais com formação específica, em sua maioria com titulação de Mestrado e Doutorado, responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem das disciplinas, por meio da interação na Comunidade Virtual de Aprendizagem. Possuem para isso preparação pedagógica para atuar na Educação a Distância e no uso das diversas tecnologias de comunicação e informação.

Para visualizar os docentes do curso Clique Aqui

A proposta pedagógica da UCDB Virtual é fundamentada no estímulo ao aprendizado interativo, cooperativo e na autoaprendizagem, utilizando para isso uma combinação de mídias, priorizando a Internet e promovendo a autonomia acadêmica de forma responsável, criativa e com avaliações presenciais. Conheça a Metodologia utilizada pela UCDB Virtual, assistindo o vídeo.

O material didático é disponibilizado à Comunidade Virtual de Aprendizagem em versão impressa e on-line, incluindo os materiais multimídias, com o objetivo de apresentar o conteúdo de maneira mais explicativa e atrativa. Este tipo de material permite que o aluno possa estudar e assistir as videoaulas de acordo com sua disponibilidade de tempo.

Veja alguns exemplos dos materiais:

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